Logística Reversa / Valorização do Resíduo

Logística Reversa – Valorização do Resíduo

A logística reversa preocupa-se com a recuperação de produtos, ou parte de produtos, de embalagens e materiais, desde o ponto de consumo, retornando até ao local de sua origem ou de disposição final, com o menor risco ambiental possível.

Este processo coloca em operação o fluxo real (físico) dos bens de consumo que já foram descartados pela sociedade, também aqueles em fim de vida útil ou usados com possibilidade de reutilização, e resíduos industriais que retornam ao ciclo de produção.

Os novos produtos gerados pelo pós-consumo, poderão ser originados pelo desmanche, ou seja, após o produto original ser desmontado, os componentes poderão ser reaproveitados ou remanufaturados, pela reciclagem, que reaproveita os materiais originais em matérias-primas secundárias, e retornam ao ciclo produtivo, e também pelo reuso, onde os materiais ou produtos podem adquirir um novo ciclo de vida útil, como mercadoria de segunda mão.

As embalagens também podem enquadrar-se nesta logística de pós-consumo, mas com um certo destaque, pois é sabido que o custo da embalagem, reflete diretamente no produto final.

A logística reversa é definida pelo CLM – Council of Logistics Management (2004), entidade norte americana de profissionais de logística, como o processo de planejamento, implementação e controle eficiente e eficaz do fluxo de matérias-primas, produtos em processamento, produtos acabados e informações relacionadas do ponto de consumo até o ponto de origem, com o propósito de recapturar o fluxo ou criar valor, ou descartá-lo adequadamente.