Resíduo Sólido

Tratamento de Resíduos

O tratamento dos resíduos sólidos é um dos objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), assim como a redução do volume e da periculosidade dos resíduos perigosos. Consiste basicamente num conjunto de processos e operações que são necessários, para que haja o atendimento integral à legislação e para a efetiva redução da atividade potencialmente tóxica do resíduo.

Na gestão ambiental, a análise do ciclo de vida identifica as várias etapas associadas a um produto e sua embalagem, desde a retirada das matérias-primas da natureza e a utilização destas para a sua produção, a geração de resíduos durante este processo produtivo (produto e embalagem), a sua comercialização, o descarte da embalagem, até o final da vida útil, com o descarte final do produto inutilizado ou obsoleto.

Então, para cada tipo de resíduo, é possível identificar a origem, a periculosidade, e a forma física que se encontra. Dependendo do processo utilizado na produção de determinado bem ou produto, ou no consumo de bens e serviços, o resíduo ou os resíduos gerados nestas atividades podem estar na forma sólida, semi-sólida (pastosa), líquida e gasosa. Para cada estado físico do resíduo, a Terra Norte oferece um tratamento que melhor atende aos objetivos da PNRS.