Responsabilidade Ambietal

Responsabilidade Ambiental

No Brasil tem se falado há alguns anos - diga-se a partir da década de 90 -, sobre responsabilidade ambiental, que ganhou impulso através da ação de entidades não governamentais, institutos de pesquisa e empresas sensibilizadas com a questão. A necessidade de integração dos fatores ambientais nas estratégias de negócios das empresas passa a ter normas e padrões certificáveis relacionados especificamente ao tema de responsabilidade social.

A responsabilidade ambiental nada mais é do que um conjunto de atitudes, individuais ou empresariais, voltada para o desenvolvimento sustentável do planeta, ou seja, desenvolvimento sem a extinção dos recursos naturais disponíveis, levando em conta o crescimento econômico ajustado à proteção ambiental, garantindo sustentabilidade.

Os principais agentes do desenvolvimento econômico de um país são as empresas, onde seus avanços tecnológicos e grande capacidade de geração de recursos fazem com que cada vez mais se precise de ações cooperativas e integradas, onde possam desenvolver projetos com o objetivo de Gestão Ambiental e Responsabilidade Social.

Gestão Ambiental é o termo usado para definir as diretrizes, as atividades administrativas e operacionais, e as estratégias que estimulam a qualidade ambiental, e possibilitam, além da redução de custos diretos (água, de energia e matérias-primas) e indiretos (multas e indenizações por danos ambientais), o planejamento, a direção, e o controle, de recursos com a finalidade de obter efeitos positivos sobre o meio ambiente.

Atualmente, a gestão ambiental e a responsabilidade social estão interligadas por regulamentações e pela necessidade de buscar melhor reputação diante da sociedade. Na sociedade atual, cada vez mais vem se reconhecendo a responsabilidade ambiental e social como valores permanentes, sendo considerados como fatores de avaliação e preferências para investidores e consumidores.

Investimentos destinados a Gestão Ambiental e Responsabilidade Social são aspectos que fortalecem a imagem das organizações diante dos mercados em que atuam.

Em virtude do mundo globalizado atual, esses dois fatores são vistos como diferenciais de mercado, onde a responsabilidade social representa o compromisso contínuo da empresa com seu comportamento ético e com o desenvolvimento econômico, promovendo uma série de melhorias para a sociedade. Estes fatores são tão importantes para as empresas quanto a qualidade do serviço ou do produto.

Portanto, em virtude das diversas transformações sócio-econômicas que o mundo vem passando, várias empresas que viviam em função exclusiva da maximização do lucro, foram afetadas profundamente, e via-se freqüentemente o setor privado alcançar lugar de destaque na criação de riqueza, e diante disso, em função da capacidade criativa já existente, e dos recursos financeiros e humanos já disponíveis, empresas têm cada vez mais uma intrínseca responsabilidade social e ambiental.

Na empresa socialmente responsável existe o interesse de comunicação com todas as partes envolvidas, para que as opiniões externadas sejam avaliadas e incorporadas no planejamento de suas atividades, buscando atender a todas as demandas. Com esta conduta social mais responsável, as empresas podem estar mais bem preparadas para assegurar a sustentabilidade de sua atividade e dos negócios em longo prazo, justamente por estarem andando lado a lado com as inovações econômicas e tecnológicas que afetam a sociedade e o mundo empresarial.

Existe, simultaneamente ao acesso globalizado de informações, a necessidade da transparência empresarial – fator de legitimidade social e um importante atributo para a imagem pública e reputação - onde empresas são gradualmente obrigadas a divulgar sua atuação social e ambiental, os impactos de suas atividades e as medidas tomadas para prevenção ou compensação de acidentes. Nesse sentido, empresas serão obrigadas a publicar relatórios anuais, onde esta atuação é aferida nas mais diferentes modalidades possíveis. Muitas empresas já o fazem em caráter voluntário, mas muitos prevêem que relatórios sócio-ambientais serão compulsórios num futuro próximo.

Enfim, é fundamental a conscientização da mudança cultural necessária no ambiente social em relação ao seu entorno, o cuidado necessário com meio ambiente natural, e uma transformação conceitual na comunidade, para a efetiva conquista de uma sustentável qualidade de vida.

BIBLIOGRAFIA
SÁ, Antônio Lopes de. Recursos naturais e a empresa. Jornal de Contabilidade, edição da Apotec, Lisboa, janeiro de 1999.
Isabela Gonçalves Surian Mohrbacher - Advogada.